A PRIVATIZAÇÃO DELES

Bastou que a hipótese de criação de uma CPI para apurar possíveis irregularidades na Petrobras fosse aventada para que o submundo desse início a uma verdadeira operação abafa. A escaramuça governista tratou logo de cogitar hipóteses kafkanianas contra a oposição. Pra isso, conseguiram, de forma arrebatadora, ressuscitar o mito antigo da privatização. No ponto mais alto da insanidade, o clamor de aliados do Planalto bradava: “querem instalar uma CPI para desvalorizar a Petrobras e depois vendê-la”. Sim, a tática está de volta, à semelhança do que houve em 2006: taxar tucanos e demistas de privatistas. Foi por isso que os bocós da UNE saíram às ruas do Rio de Janeiro pra gritar “A Petrobras é nossa”.

O governo conseguiu construir uma imagem perfeita da Petrobras: a da maior empresa brasileira que desbrava novos campos petrolíferos. Mais: acha pré-sal. Enfim: um orgulho nacional. Com tanta gente tocando tuba pra Petrobras, criaram-se ares de que a empresa seria o Olimpo, lugar distante dos pobres terreais. Incorruptível.

A Petrobras pode até ser cercada por esses méritos assim como Jericó tinha suas muralhas. Mas nada que sete voltas não resolvam. E Lula, claro, não quer nem que a primeira volta seda dada. (Pesquisem no Google a história das muralhas de Jericó. Entenderão a alusão que faço aqui). Nossa Alice [no País das Maravilhas] quer intervir pela segunda vez na formação dos cargos de comando da CPI. Ela quer nos postos de presidência e relatoria Ideli Salvati – a boa selvagem do PT no Senado – e Romero Jucá – que tinha um irmão em cargo de chefia na Petrobras –, respectivamente. Seria a sina perfeita…pra Lula, óbvio, que não quer ver o “orgulho nacional” tendo seus podres revelados em uma CPI. Pra quem enfrentou mensalão, sanguessuga, dossiê; agora, enfrentar um desgaste ético na “maior empresa do Brasil” seria um certeiro golpe eleitoral.

Blog antiimprensa.

A Petrobras também criou seus próprios mecanismos para se blindar. A empresa inaugurou um blog onde faz comentários sobre tudo o que os jornais publicam e que é de interesse da petrolífera. Mais: o blog também publica pautas de jornalistas antes mesmo de serem fechadas. Qualquer entrevista realizada entre um veículo de comunicação e a Petrobrás será tornada pública no blog da empresa.

Oficialmente, a empresa alega que a medida tem por objetivo tornar as informações trocadas entre imprensa e Petrobras mais transparentes.

Claro…e eu sou o Bozo.

Mistificação. O que eles querem é exaurir a onde de denúncias que inevitavelmente tornar-se-ao públicas. Crêem que com a divulgação antecipada de reportagens, a imprensa sentir-se-á desmotivada para realizar novas apurações. A tática é tão mesquinha que ignora o café-com-leite do jornalismo investigativo. Ora, se estou fazendo uma reportagem de cunho investigativo sobre a Petrobrás, é óbvio que as respostas de que preciso não virão da assessoria de imprensa – departamento que edita o blog – mas, sim, de fontes estratégicas de dentro da empresa. E essas fontes não vão, evidentemente, pautar o blog sobre o que elas mesmas estão ajudando a apurar.

É nisso que as empresas dominadas por braços do PT estão se transformado: estatais cada vez mais privadas. A satisfação à opinião pública é dada de acordo com interesses dessa gente, sempre segundo suas próprias vontades.

Mas tudo bem. Os privatistas são os tucanos…

Anúncios
A PRIVATIZAÇÃO DELES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s