Ahmadinejad ignora protestos de rua

De O Estado de S.Paulo

Apesar da onda de protestos que toma conta do Irã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad deixou ontem o país rumo à cidade russa de Yekaterinburgo, nos Montes Urais, onde participaria do encontro da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, na sigla em inglês), uma espécie de aliança militar liderada pela Rússia e pela China. Sorridente, mas reservado, Ahmadinejad fez um discurso criticando os EUA, mas manteve o silêncio sobre a maior manifestação popular no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979.
“A era dos impérios acabou”, afirmou o presidente iraniano. “A América está envolvida em crises econômicas e políticas e não há esperança para uma solução. Os aliados dos EUA não são capazes de suavizar esses problemas.”
Evitando fazer qualquer tipo de referência à situação no Irã, Ahmadinejad preferiu abordar os méritos da SCO. Segundo ele, a organização pode desempenhar um “papel de vanguarda” na resolução de questões econômicas, além de abrir caminhos positivos nos âmbitos econômico, político e cultural.
A SCO foi criada em 1996 pela Rússia e pela China como uma alternativa à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e à influência dos EUA na Ásia Central. Além das duas potências, também integram a SCO o Casaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Usbequistão. O Irã – assim como o Paquistão e o Afeganistão – participa da reunião como observador.
A visita de Ahmadinejad estava prevista para segunda-feira, quando teria uma reunião com o presidente russo, Dmitri Medvedev. Ele adiou em um dia a viagem por causa dos violentos protestos. Ontem, Ahmadinejad e Medvedev se reuniram brevemente para reafirmar os laços entre Teerã e Moscou. Segundo o Kremlin, os dois líderes expressaram o desejo de dar continuidade à cooperação econômica e também a manter seus contatos.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Ahmadinejad ignora protestos de rua

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s