Brics pressionam para elevar peso de emergentes no G20

Da Folha de S.Paulo

Na primeira reunião de cúpula das maiores economias emergentes do planeta, Brasil, Rússia, China e Índia deram ontem o primeiro passo para consolidar uma parceria estratégica que lhes dê mais peso nas decisões sobre a reforma do sistema financeiro mundial.
Em encontro na cidade russa de Ecaterimburgo, o grupo conhecido como Bric decidiu agir de forma coordenada nos foros que debatem mudanças na arquitetura da economia global, sobretudo o G20. Juntos, os quatro países têm 40% da população e 15% do PIB (Produto Interno Bruto) mundiais.
A declaração final reflete o desejo de reafirmar a importância dos emergentes no G20, em contraposição a foros de países ricos em que eles são meros convidados, como o G8.
Mas o texto ainda não indica medidas concretas.
Apontado como uma possível medida a ser adotada pelo Bric, o uso de moedas locais -em substituição ao dólar- no comércio entre os membros não foi incluído no documento, mas só mencionado vagamente. “Há forte necessidade de um sistema monetário internacional estável, previsível e mais diversificado”, afirma o texto.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou o exemplo da relação comercial com a Argentina, na qual as moedas locais podem ser usadas nas transações. “Não podemos ficar sujeitos a flutuações da moeda de um único país, mas também há a compreensão de que essas coisas ocorrem muito gradualmente”, disse o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores). “Mudanças no sistema monetário, se feitas de maneira brusca, poderiam criar outra crise.”

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Brics pressionam para elevar peso de emergentes no G20

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s