Fed ganhará superpoderes de regulação

De O Estado de S.Paulo

O presidente Barack Obama anuncia hoje um novo sistema de regulamentação financeira que aumenta os poderes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), e cria uma agência de defesa do consumidor de produtos financeiros. Obama quer evitar que outra crise como a atual, causada por falta de regulamentação e excesso de riscos, se repita.
O Fed passa a ser o principal responsável pela prevenção de crises financeiras e vai monitorar as maiores instituições, exigindo maiores reservas de capital para os grandes bancos. Segundo Obama, o Fed será um regulador sistêmico, que poderá atuar com bancos e entidades financeiras não bancárias. E o governo terá poder para dividir as instituições consideradas “grandes demais para quebrar”, como a seguradora AIG.
“Wall Street parece ter memória curta, não se lembra de quão próximos estivemos do abismo”, disse Obama ontem em entrevista à TV Bloomberg. “Nós estamos apenas limpando a bagunça que foi feita.”
As novas regras serão divulgadas hoje em um relatório de cerca de 85 páginas. Essas regras serão discutidas e precisam ser aprovadas pelo Congresso. Obama deve anunciar hoje que os fundos hedge (os mais arriscados do mercado) serão obrigados a se registrar com o governo e podem estar sujeitos a supervisão se forem grandes demais e, consequentemente, tiverem a capacidade de desestabilizar o sistema.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Fed ganhará superpoderes de regulação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s