Micro e pequenas empresas ainda encontram dificuldades para crédito

Da Folha de S.Paulo

Quatro em cada dez micro e pequenas empresas do país reclamam que ainda não há melhora na oferta de crédito oferecido pelos bancos, apesar das várias medidas anunciadas pelos governos federal e estaduais para incrementar os financiamentos e aliviar o caixa dos empreendimentos, atingidos pela crise financeira mundial.
É o que mostra levantamento feito, a pedido da Folha, pelo Sebrae-SP com 4.200 micro e pequenas empresas (MPEs) de todos os Estados e distribuídas pela indústria, pelo comércio e pelo setor de serviços. A pesquisa, feita entre 16 de março e 15 de maio, é a primeira de âmbito nacional com o objetivo de avaliar os reflexos da crise nesse segmento empresarial.
A crise não apenas afetou, mas ainda afeta os negócios de 63% dessas empresas. Queda na demanda e dificuldade para obter crédito -que, além de mais disputado, passou a ser mais caro- são os principais impactos sentidos pelas MPEs.
Os efeitos são piores para empresas do setor industrial e do agronegócio, cujas atividades são mais voltadas para exportação. Ou naquelas que fabricam produtos para o mercado interno com alto valor unitário e que dependem da concessão de crédito para vender ao consumidor -caso de eletroeletrônicos e móveis.
Entre os empresários do comércio e dos serviços, setores mais dependentes da renda do consumidor, os impactos são menores. Nesse caso, a queda da demanda ocorre porque o consumidor teme a incerteza da economia e, por isso, adia as compras de longo prazo

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Micro e pequenas empresas ainda encontram dificuldades para crédito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s