Documentos do Araguaia somem em arquivos do Pará

Da Folha de S.Paulo

Documentos da Polícia Civil referentes à guerrilha do Araguaia são dados como perdidos pelo governo do Pará, que suspeita que eles tenham sido queimados há nove anos.
O acervo do Arquivo Central da polícia, em Belém, guardava, entre outros papéis alusivos à repressão aos guerrilheiros, atestados de conduta e de vida e residência emitidos por delegacias a moradores da região.
Esses documentos não existem mais no acervo -o que foi comprovado após uma busca.
Os atestados permitiam que os cidadãos-posseiros pobres, na maioria- circulassem entre as localidades. Quando parados por militares, eles tinham que mostrar os documentos, sob risco de prisão.
Um ato do delegado-geral de Polícia Civil, João Nazareno Nascimento Moraes, na gestão do governador Almir Gabriel (PSDB), abriu caminho para a possível destruição. Em 19 de janeiro de 2000, ele assinou a instrução normativa 001/ 2000, “com o objetivo de estabelecer normas e traçar diretrizes acerca da conservação e do desfazimento de documentos do acervo do Arquivo Central”.
Batizada pelo atual governo de Ana Júlia Carepa (PT) de “portaria Nero” (nome do imperador que incendiou Roma), a instrução determina o prazo de um a cinco anos para a “incineração ou destruição por meio mecânico” de documentos.
A Folha obteve o original do atestado de José Alves da Silva, emitido em 11 de dezembro de 1973. No documento, o delegado atesta que, após pesquisar o arquivo do distrito de São João do Araguaia, nada encontrou que “desabone a conduta” do lavrador piauiense.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Documentos do Araguaia somem em arquivos do Pará

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s