Idioma é fator de segregação dos uigures

De O Estado de S.Paulo

Donos de uma cultura que não tem nenhuma semelhança com a chinesa, muitos uigures se consideram habitantes de uma terra dominada por invasores. A hostilidade teve sua mais irada manifestação no dia 5, com agressões e choques com a polícia que deixaram 184 mortos, dos quais 137 hans, a etnia majoritária da China.
As queixas incluem repressão religiosa, discriminação econômica e desprezo por sua identidade cultural. “Sou muçulmano, essa é minha terra, mas eu não posso ser livre aqui”, disse ao Estado um segurança uigur que se identificou como Murat, de 68 anos.
A tensão entre os dois grupos se agravou depois do início das reformas econômicas, que ganharam impulso em Xinjiang nos anos 90. A província cresce a taxas superiores a dois dígitos há mais de uma década, mas a prosperidade beneficiou principalmente os hans, sustentam os muçulmanos. “Todo o dinheiro está nas mãos dos hans. Muitos uigures não têm trabalho, não têm casa, não têm dinheiro”, ressaltou Haire Jul, dona de uma pequena loja de roupas.
Os uigures ressentem-se do fato de que a língua dos negócios e dos serviços públicos é o mandarim dos hans. Muitos jovens falam uigur, mas não sabem mais escrever ou ler na língua árabe de seus ancestrais.
Parizat, estudante de Direito, declarou que se sente discriminada na universidade. “Eles dizem que temos de aprender mandarim muito bem, do contrário será difícil encontrarmos trabalho.”
Um homem na faixa dos 50 anos observou que os uigures mais velhos não sabem mandarim e, ainda assim, têm de usar a língua dos hans quando preenchem formulários ou documentos nas repartições públicas.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Idioma é fator de segregação dos uigures

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s