Ao lado de Collor, Lula critica compadrio de antecessores

Em discurso em Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a "política de compadrio" praticada por governos anteriores ao seu e elogiou o apoio que recebe do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que o acompanhava no palanque.
Segundo o presidente, o seu governo não distingue partidos políticos ao realizar investimentos. "Até outro dia, um presidente da República que pertencesse a um partido político não visitaria um governador que pertencesse a outro partido", disse. "Em vez de governar, fazia-se a política do compadrio, a política dos amigos", completou ele.
Durante inauguração de uma adutora em Palmeira dos Índios (134 km de Maceió), Lula elogiou Collor e Juscelino Kubitschek ao dizer que não era habitual que presidentes percorressem o país para "sentir o drama do povo" como eles.
Lula e Collor foram adversários nas eleições presidenciais de 1989. Collor derrotou Lula no segundo turno após exibir em sua campanha eleitoral depoimento de Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, acusando o petista de tê-la pressionado para abortar a filha dos dois.
Collor sofreu um processo de impeachment em 1992, renunciou, mas não conseguiu evitar que o Senado o condenasse à inelegibilidade por oito anos.
"Eu quero fazer justiça ao comportamento do senador Collor e do senador Renan [Calheiros, que não estava presente ao evento], que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado", disse Lula ontem.
O presidente voltou a dizer que vai ajudar a eleger sua sucessora à Presidência nas eleições do ano que vem. Dilma foi escolhida por Lula como pré-candidata do PT nas eleições.
"Está chegando o ano eleitoral e eu não posso falar de eleição. Mas eu só vou dizer uma coisa para vocês. Podem escrever. Eu vou fazer, eu vou ajudar a eleger a minha sucessora neste país", disse Lula, acompanhado de Dilma no palanque.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Ao lado de Collor, Lula critica compadrio de antecessores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s