Republicanos defendem legalidade de projeto secreto da CIA

Da Folha de S.Paulo

Assessores dos governos Barack Obama e George W. Bush se defenderam ontem contra acusações de que a CIA (agência de inteligência americana) teria infringido a lei ao manter sigilo em torno de um programa para capturar e assassinar líderes da Al Qaeda.
A existência do programa foi revelada nos últimos dias, e ele só foi cancelado no mês passado pelo atual diretor da CIA, Leon Panetta.
Republicanos rejeitam as alegações de que o ex-vice-presidente Dick Cheney tenha dado ordens para manter o programa em segredo, evitando que chegasse ao conhecimento do Congresso. O governo Obama, que sofre pressões para investigar o caso e outras ações questionáveis do governo Bush na guerra contra o terror, quer contestar qualquer impressão de que seja hostil à CIA ou fraco no combate ao terrorismo.
Elizabeth Cheney, filha do ex-vice-presidente e ex-funcionária do Departamento de Estado, disse que não há provas de que seu pai tenha infringido a lei -que determina que o Congresso deve ser informado sobre ações da CIA. Ela disse que os democratas "não estão preparados para cuidar da segurança nacional" e acrescentou que os EUA foram "mantidos em segurança" sob Bush.
Norman Ornstein, do instituto de estudos conservador American Enterprise, comentou: "A questão para Obama, neste momento, é até que ponto vai focar no passado, no que o governo Bush fez para prevenir ataques terroristas. Quanto mais notícias desse tipo são divulgadas, maiores são as pressões vindas de democratas de esquerda e da imprensa para que se abra uma investigação".
Ornstein acrescentou que o atual governo evita seguir esse rumo devido ao risco "negativo sério" de "uma divisão no país, de irritar o ex-presidente Bush -que vem dando apoio notável a Obama ao não fazer críticas a ele- e de desviar as atenções de Afeganistão e Paquistão".

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Republicanos defendem legalidade de projeto secreto da CIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s