EUA dizem que diálogo com o Irã ainda é possível

De O Estado de S.Paulo

Os Estados Unidos ainda estão abertos para dialogar com o Irã. A afirmação foi feita ontem pela secretária de Estado Hillary Clinton num discurso sobre a política externa americana, no qual ela também criticou Teerã pela condução das recentes eleições presidenciais.
"Nós ainda pretendemos dialogar com o Irã, mas o momento para agir é agora. Essa oportunidade não estará aberta para sempre", disse Hillary no escritório do Conselho de Relações Exteriores, em Washington. "(Os EUA entendem) a importância de oferecer ao Irã e a seus líderes uma opção clara: integrar a comunidade internacional como um membro responsável ou seguir com a atual via de isolamento."
Na avaliação da chefe da diplomacia americana, recusar-se a conversar com os iranianos tampouco produziu resultados no passado. "O Irã não tem o direito de desenvolver tecnologia nuclear para fins militares e nós estamos determinados a impedi-lo de fazer isso, mas esse país tem o direito à energia nuclear para fins civis", afirmou a secretária de Estado dos EUA.
Teerã diz que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Para Hillary, "o Irã pode se tornar um ator construtivo na região se parar de ameaçar seus vizinhos e de apoiar o terrorismo".

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
EUA dizem que diálogo com o Irã ainda é possível

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s