Recessão nos EUa está perto do fim, afirma Fed

De O Estado de S.Paulo

A recessão nos Estados Unidos, que teve início em dezembro de 2007 e se agravou em setembro de 2008, pode estar perto do fim, prevê o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), segundo ata divulgada ontem sobre a reunião dos dias 23 e 24 de junho.
O banco elevou as projeções econômicas para o Produto Interno Bruto (PIB) americano em 2009, que deve cair entre 1,5% e 1% – recuo mais brando que o previsto na reunião anterior, entre 2,0% a 1,3%.
"A informação recebida indica que a contração econômica está desacelerando e que o declínio na atividade pode cessar em não muito tempo", diz a ata.
Mas a recuperação americana deve ser muito lenta, pois os dados ainda sugerem que a economia continua muito "frágil e vulnerável a futuros transtornos adversos", diz o Fed.
O mercado de trabalho deve ser castigado por anos, considera o banco que já admite nível de desemprego acima dos 10% para este ano. As projeções para a taxa média de desemprego no quarto trimestre de 2009 foram revisadas para a faixa entre 9,8% a 10,1% – cerca de 0,50 ponto porcentual acima da previsão anterior. Atualmente, a taxa de fato está em 9,5%.
"Mas as reduções no emprego e na produção industrial desaceleraram, o gasto com consumo parece se manter razoavelmente estável após encolher no segundo semestre de 2009, enquanto as vendas e a construção de residência de uma única família aparentemente se estabilizaram", diz o Fed.
Os membros do comitê temiam que o gasto dos consumidores pudesse voltar a cair assim que se dissipassem os benefícios temporários dos cortes de impostos incluídos no pacote de US$ 787 bilhões aprovado pelo Congresso e promulgado pelo presidente Barack Obama em fevereiro.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Recessão nos EUa está perto do fim, afirma Fed

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s