Sindicatos tentam asfixiar regime golpista

Da Folha de S.Paulo

Sem ver avanços nas negociações intermediadas pela Costa Rica, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, parece apostar agora na pressão econômica dos países vizinhos para voltar ao poder.
Sindicatos e outros grupos de esquerda dentro de Honduras anunciaram o bloqueio de vias de acesso ao país por 48 horas a partir de hoje. O país faz fronteira com Guatemala, El Salvador e Nicarágua, os dois últimos governados por presidentes de esquerda.
"Fecharemos as vias de acesso para El Salvador e Nicarágua; com a Guatemala não houve comunicação", disse ontem à Folha Israel Salinas, secretário-geral da Confederação Unitária de Trabalhadores de Honduras (CUTH). "Também haverá ocupações nas cidades de Tegucigalpa, San Pedro Sula e La Ceiba, entre outras."
Salinas, integrante da comitiva que acompanhou Zelaya à Costa Rica na semana passada, disse que o fechamento temporário das fronteiras será feito em coordenação com organizações sociais salvadorenhas e nicaraguenses.
Em Manágua, começou ontem um congresso de movimentos sociais da região para discutir, entre outros temas, o fechamento permanente das fronteiras com Honduras.
Zelaya passou os últimos três dias na Guatemala e na Nicarágua, país governado pelo aliado Daniel Ortega. Em Manágua, o presidente deposto montou seu escritório num hotel ao lado do aeroporto internacional.
Nos últimos dois dias, teve a companhia do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e de outros funcionários de Hugo Chávez. A estreita ligação de Zelaya com Chávez foi um dos estopins para o golpe de Estado que o derrubou no dia 28.
Até ontem, não havia sido confirmada a segunda rodada de negociações entre representantes de Zelaya e Micheletti para este sábado, como quer o mediador das negociações, o presidente costa-riquenho, Óscar Arias. Na segunda, Zelaya afirmou que, se não houver um acordo para a sua reintegração nesta semana, ele abandonará as negociações.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Sindicatos tentam asfixiar regime golpista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s