Sarney aposta em recesso e CPI para sair da berlinda

Da Folha de S.Paulo

Em mais um dia de notícias ruins, os aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ainda apostavam que a CPI da Petrobras vai se transformar no alvo das atenções depois do recesso parlamentar, tirando o peemedebista do foco da crise.
A avaliação é que, mesmo sob controle dos governistas, a CPI que vai investigar a maior estatal brasileira tende a virar o centro da crise porque a oposição irá municiar a imprensa de informações sobre desvios e irregularidades na Petrobras.
Segundo o relato de um aliado do presidente Lula, quem comanda uma CPI no Senado não são apenas os senadores mas também a imprensa. E a comissão deve servir de palco político para senadores em busca da reeleição em 2010.
A instalação da CPI, ocorrida na última terça-feira, foi determinada por Sarney após dois meses de sua criação. Fez parte de sua estratégia de buscar atender à oposição e assegurar apoios entre democratas e tucanos ligados a ele.
Além disso, o PMDB acredita que, com o funcionamento da comissão, o PT terá de evitar pressionar Sarney a deixar o cargo, pois precisará dos peemedebistas nos trabalhos de blindagem da Petrobras.
Ontem, depois da publicação do indiciamento de seu filho Fernando Sarney pela Polícia Federal, o presidente do Senado comentou com aliados que sua disposição permanece a de se manter no cargo e suportar a onda de acusações. Aliados de Sarney dizem também que ele não pode ser condenado por supostas irregularidades praticadas por seu filho.
Apesar da manutenção do clima negativo no Senado, Sarney avalia que os processos contra ele no Conselho de Ética não irão prosperar, principalmente depois que foi eleito para comandar o órgão um aliado -o senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que já deu declarações em sua defesa.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Sarney aposta em recesso e CPI para sair da berlinda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s