Zelaya pede a EUA sanções antiterror contra golpistas

Da Folha de S.Paulo

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, pediu ao governo norte-americano que sequestre os bens, proíba as transações bancárias e anule os vistos do mandatário interino, Roberto Micheletti, de toda a Suprema Corte do país e de outros altos funcionários do Estado hondurenho que apoiaram o golpe de Estado contra ele.
Uma carta do embaixador de Zelaya em Washington, Enrique Reina, remetida à secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, à qual a Folha teve acesso, lista oito membros da direção do Congresso, entre os quais Micheletti, que era o presidente do Legislativo quando assumiu a Presidência, há quase três semanas; o comandante das Forças Armadas, general Romeo Vásquez, e o procurador-geral, Luís Alberto Rubí, entre outras autoridades.
A solicitação, datada de terça-feira, inclui ainda todo o gabinete de Micheletti, os 15 magistrados da Corte Suprema de Justiça, sete empresários e outros sete políticos.
No documento, Reina alega que os envolvidos na deposição de Zelaya praticaram crime de "terrorismo", o que, de acordo com legislação americana, permite à Presidência dos EUA adotar as medidas solicitadas.
Reina sugere que os "golpistas" sejam enquadrados no decreto presidencial 13.224, assinado por George W. Bush 12 dias após os atentados do 11 de Setembro, que autoriza bloqueio de bens e contas bancárias de envolvidos com atividades terroristas.
Zelaya e seus aliados mais próximos têm criticado cada vez mais a atuação do governo Barack Obama na crise hondurenha. Apesar de ter apoiado a suspensão do país da OEA e a resolução da ONU condenando a deposição, os Estados Unidos foram um dos poucos países que não retiraram o seu embaixador de Tegucigalpa.

Assinante, leia mais aqui

Anúncios
Zelaya pede a EUA sanções antiterror contra golpistas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s