Chavez retira embaixador de Bogota

Da Folha de S.Paulo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, congelou as relações diplomáticas e econômicas entre seu país e a Colômbia, ordenou a retirada do embaixador venezuelano de Bogotá e ainda ameaçou expropriar empresas colombianas caso o governo Álvaro Uribe siga “agredindo” seu país.
Chávez disse reagir à insinuação “absolutamente falsa” do governo colombiano de que Caracas forneceria armas às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Anteontem, Bogotá confirmou que militares encontraram em poder da guerrilha, no ano passado, armas de fabricação sueca compradas pela Venezuela. A Suécia confirmou a procedência dos artefatos e cobrou explicações de Caracas.
Em participação em programa da TV estatal ontem à noite, o presidente disse que a Venezuela deixará de importar produtos da Colômbia, um de seu principais fornecedores de alimentos, ao lado do Brasil, e o segundo maior parceiro econômico depois dos EUA.
“As importações da Colômbia são prescindíveis, podemos consegui-las em qualquer outro país, no Brasil…”, disse, para grita dos empresários dos dois lados da fronteira.
Até o fechamento desta edição, a Colômbia não havia comentado a decisão.
O anúncio do venezuelano é mais um capítulo da tensa relação bilateral, que voltou a ganhar fôlego com negociação de um acordo militar entre a Colômbia e os EUA.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
Chavez retira embaixador de Bogota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s