EUA anulam vistos diplomático de golpistas

Da Folha de S.Paulo

No dia em que a queda do presidente hondurenho Manuel Zelaya completou um mês, o Departamento de Estado americano anunciou ontem que anulou os vistos diplomáticos de quatro ex-membros do governo de Zelaya que continuaram a servir o regime golpista que se instalou sob Roberto Micheletti.
Os nomes e cargos dos atingidos pela medida não foram revelados ou confirmados por Washington, mas a vice-chanceler do governo golpista, Martha Lorena Alvarado, relatou que um deles é o juiz da Suprema Corte de Honduras Tomás Arita, que assinou a ordem de prisão de Zelaya que legitimou o golpe de Estado.
Outro é o atual chefe do Parlamento, Alfredo Saavedra, que assumiu o cargo no lugar de Micheletti. Alvarado, que não revelou os dois outros afetados pela medida, qualificou o procedimento de “natural, em vista da situação que estamos vivendo neste momento em Honduras”. A suspensão foi efetivada pela embaixada dos EUA em Tegucigalpa.
A decisão de revogar os vistos foi tomada entre segunda-feira à noite e ontem, segundo a Chancelaria americana. Embora o porta-voz tenha tentado diminuir a importância da coincidência, a escalada diplomática ocorre exatamente no momento em que o Congresso hondurenho discute os pontos do Acordo de San José.
O plano, do mediador costa-riquenho Óscar Arias com a bênção do governo de Barack Obama, prevê a volta de Zelaya ao cargo com poderes limitados, antecipação para outubro das eleições presidenciais e anistia legal para os membros do regime golpista e o grupo em torno do líder deposto.

Assinante, leia mais aqui.

Anúncios
EUA anulam vistos diplomático de golpistas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s