Advogado diz que vai pedir nulidade de ação contra Yeda

Da Folha de S.Paulo

O advogado da governadora Yeda Crusius (RS), Fábio Medina Osório, disse ontem, em entrevista coletiva em Porto Alegre, que irá pedir a nulidade da ação de improbidade administrativa na qual Yeda é apontada como parte de “quadrilha criminosa” responsável por desviar R$ 44 milhões do Detran.
Segundo ele, o processo, que pede o afastamento da governadora do cargo, pode ser caracterizado como “abusivo”.
“A governadora nem sequer foi denunciada no juízo criminal. No STJ [Superior Tribunal de Justiça], que é o juízo competente, a investigação ainda está pendente”, afirmou.
De acordo com o advogado, em nenhuma das 20 mil ligações telefônicas interceptadas, que serviram como base para o processo, aparece a voz da governadora.
Para Osório, o processo movido pela Procuradoria feriu pelo menos três regras administrativas de procedimento funcional, entre elas o segredo de Justiça. “Com todo o respeito que tenho pelo Ministério Público Federal, a inicial acusatória merece ser levada ao crivo do Conselho Nacional”, disse.
Entre as razões apontadas para justificar a nulidade da ação também está a “excessiva espetacularização” do anúncio do processo, provocando “pressão indevida” envolvendo a opinião pública. “Isso nos afigurou como uma violência ao princípio democrático.”
Além disso, o advogado da governadora disse que o Ministério Público Federal desconheceu uma regra já firmada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de que crimes de responsabilidade envolvendo membros do Executivo estadual não devem ser julgados pela Justiça federal, mas, sim, pelas assembleias legislativas.

Anúncios
Advogado diz que vai pedir nulidade de ação contra Yeda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s