À NOITE

Lamento muito estar sem tempo para falar sobre a entrevista que o escritor Ferréz concedeu à revista Caros Amigos deste mês. Ah, antes que me acusem de ser insano mental a ponto de comprar a Caros Amigos, logo me explico: foi-me impossível resistir à tentação de obter um exemplar da revista quando, em uma noite, passando pela Avenida Paulista, vi a cara dele estampada na publicação com o seguinte dizer em destaque: “Ódio da periferia vai explodir”. Minha intuição, nessas horas, costuma ser automática: se há Ferréz, há fogo! Na mosca!

Da página 12 à página 16, o que se vê é o retrato de um sujeito que fala em nome da periferia e proclama todos os males de seu meio a fim de justificar muitas das barbáries cometidas nessas regiões. Vejo-me obrigado a fazer duas digressões: 1- eu adoraria saber quem elege esses caciques para falarem em nome de uma causa ou em nome de um povo. É comum vermos surgir gente falando em nome dos negros, em nome dos índios, em nome dos desentupidores da pia, etc – mas ninguém contesta a legitimidade desse povo que se auto-intitula representante de algo ou alguém. 2- E, como sempre, quando o que se está em debate é a violência, caímos naquela velha história: o coitadismo. É como se o fato de a pessoa ser pobre lhe garantisse uma espécie de imunidade contra a lei, podendo agir como bem entende em nome de sua própria causa.

O ponto mais alto da entrevista de Ferréz é quando o valente, indiretamente, afirma que o PCC é benevolente com as favelas. Aí a vaca foi pro brejo de vez.

Voltarei na noite desta terça feira com a entrevista desse ícone de nossa literatura e, ouso dizer, filosofia marginais. O texto, obviamente, será longo.

Anúncios
À NOITE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s