AS PROVOCAÇÕES ELEITORAIS DE LULA. OU MELHOR: NORTE MORAL DO PT PARA 2010

Eu, particularmente, não tenho nada como metáforas. Gosto das bem construídas, inteligentes ou engraçadas. Se puder reunir todas essas qualidades em uma só, melhor ainda. Eu mesmo, às vezes, em insights inimagináveis, me vejo criando umas metáforas. Em alusão a um amigo que sempre se ausenta na faculdade, certa vez disse que o Fulano de Tal falta mais que água no Nordeste. Outra fantástica, em relação às garotas que gostam de curtir vida mais na horizontal que na vertical, se é que me entendem: Cicrana de Tal dá mais que soja em Goiás. Essa última não é de autoria minha, mas de um amigo (Diego Rezende. Sigam-no no Twitter: @diegorezende). Ele também criou outra para simbolizar a situação sofrível dos passageiros na estação Sé do Metrô em horário de pico: saiu de dentro do trem girando mais que o pião da casa própria. A quem não é de São Paulo, uma explicação: quando os trens abrem as portas para os passageiros saírem, os usuários se retiram com tanta violência que, às vezes, saem girando em torno do próprio eixo.

O mesmo não posso dizer das metáforas de Lula. São sempre tão lugares-comuns que dá até desânimo de digeri-las. E foi às metáforas de futebol que Nossa Alice recorreu para provocar José Serra duas vezes. A primeira foi quando pôs em xeque a possibilidade de triunfo de um time que joga com dois Tostões, dois Pelés ou dois quaisquer outros craques que existam por aí. A declaração foi dada para alfinetar os tucanos sobre a possibilidade de uma chapa puro-sangue em 2010, com Serra candidato a presidente e Aécio como vice. A segunda provocação foi ontem, em entrevista à rádio FM o Dia, no hotel Sofitel. Questionado se Serra seria um bom treinador [de futebol – mas, claro, enviesando o Planalto], Lula respondeu: “Não. Acho que não seria mesmo. O time não é montado assim”. Filosofou ainda mais: “Não basta ser bom de bola, tem que saber trabalhar em equipe, porque o jogo não se ganha sozinho, tem que saber que, dos onze jogadores em campo, cada um tem a sua tarefa”.

Interessante, muito interessante! Essas suscitações de Lula só começaram agora, justamente depois que Aécio Neves desistiu da candidatura à Presidência. O que Lula quer é polarizar com Serra. E o embuste é simples: travando guerra pré-eleitoral com o tucano, Dilma Rousseff continua ilesa e sem correr risco de sair com a imagem arranhada. Já Lula não tem nada a perder, uma vez que suas próprias ambições eleitorais miram somente em 2014, com seu possível retorno ao Planalto.

Lula quer é antecipar a eleição de partido alheio. Após a desistência de Aécio, petistas de todas as raças e credos religiosos analisaram que, caso Serra não se declare candidato imediatamente, o futuro seria terrível para o PSDB. Engraçado: oficializar a candidatura de Dilma ninguém, mas meter o bedelho em candidatura alheia, isso sim, faz-se às favas.

E outra coisa: se Lula afirma que Serra não seria um bom “professor” (não é assim que se chamam os treinadores de futebol hoje em dia?) por que não sabe montar equipe, que sejam desacortinados as vergonhas nacionais protagonizadas pelos ministros de Lula. Lá vai uma listinha:

1-    Tarso Genro: simpatizante da extrema-esquerda, deu refúgio a Cesare Battisti, um comunista condenado na Itália por terrorismo e homicídio.

2-    Dilma Rousseff: interveio em investigações da PF sobre Fernando Sarney, afirma em convenções internacionais que o “meio ambiente é uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, não desempaca o PAC…

3-    Carlos Minc: o ministro que vai à Marcha da Maconha e não é chamado à razão.

4-    Celso Amorim: responsável pela desgraça que é nossa diplomacia, desde os laços de afinidade com Ahmadinejad até a pressão descabida feita sobre Honduras. Engraçado: exigir democracia na Venezuela e no Irã Amorim não exige, mas de Tegucigalpa… pobrezinhos!!!

5-    Edison Lobão: ministro de Minas e Energia que sabe de eletricidade tanto quanto eu: se ligar um equipamento 120V em 220v ele não funcionará. À época do apagão, saiu dando entrevistas culpando o clima pela queda no abastecimento. Relatório do INPE já descartou essa possibilidade, mas nada de o ministro dar a cara e explicar o que houve de fato.

6-    Marta Suplicy: ex-ministra do Turismo, recomendou às vítimas do caos aéreo que relaxassem e tivessem um orgasmo.

7-    José Gomes Temporão: ministro da Saúde que apóia a instalação de máquinas de camisinha em escolas públicas. Mais: incentiva que crianças com idade menos de 12 anos manipulem vibradores em sala de aula afim de melhorar a aula de Educação Sexual.

Tem mais gente que merece estar nesta lista, como Marco Aurélio Top Top Garcia, por exemplo. E se é o Serra que não sabe montar equipe, que explicação Lula teria para sua equipe que chefiou o mensalão?

Está dada a senha dos nortes morais que guiarão o PT em 2010.

Anúncios
AS PROVOCAÇÕES ELEITORAIS DE LULA. OU MELHOR: NORTE MORAL DO PT PARA 2010

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s