LEITURA DA PESQUISA IBOPE QUE VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ NOS JORNAIS

Os petistas estão felizes feitos pintos no lixo, como diria um carioca. A pesquisa de intenção de voto Ibope/Diário do Comércio revela que, em comparação com a pesquisa anterior, realizada pelo instituto em dezembro, José Serra perdeu pontos, e Dilma ganhou.

No cenário com Ciro Gomes disputando a Presidência – o que considero muito improvável que aconteça –, temos os seguintes números: Serra, na liderança, com 36% das intenções de voto; Dilma, com    25%; Ciro Gomes, com 11% e, Marina Silva, com 8%. Brancos e nulos somam 11% do total. Não sabem ou não opinaram 9% dos entrevistados.

Desenhando os cenários passado e atual, temos:

CANDIDATOS

DEZEMBRO 2009

JANEIRO 2010

VARIAÇÃO

José Serra (PSDB)

38%

36%

-2

Dilma Rousseff (PT)

17%

25%

+8

Ciro Gomes (PSB)

13%

11%

-2

Marina Silva (PV)

6%

8%

+2

Brancos e nulos

13%

11%

-2

Não opinaram ou não sabem

12%

9%

-3

Escrevo este post antes de os jornais colocarem suas versões impressas na internet, mas já posso imaginar as toneladas de confete que a cobertura “imparcial”, típica de nossos dias, jogará em cima de Dilma. Pra Serra, evidentemente, restará o desenho da arquitetura da destruição. Mesmo com o tucano 11 pontos percentuais à frente de Dilma, as ruínas de Serra atingirão os píncaros da glória. Não duvido nada que termos como “Dilma decola” e “Serra despenca” venham a ser usados. Rá rá rá rá….

Vamos agora ao cenário que, pelo andar do minueto, é o mais presumível: sem Ciro Gomes na disputa.

CENÁRIO SEM CIRO – JANEIRO 2010

José Serra (PSDB)

41%

Dilma Rousseff (PT)

28%

Marina Silva (PV)

10%

Brancos e nulos

12%

Não opinaram ou não sabem

9%

Na pesquisa de Dezembro, o Ibope não chegou a desenhar o cenário sem Ciro Gomes, não sendo possível estabelecer nenhuma comparação do levantamento atual com uma anterior.

Ou seja, no desenho que é o mais provável do tabuleiro eleitoral, Serra está 14 pontos percentuais à frente de Dilma. Mesmo levando em consideração a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o tucano continua em vantagem.

Apesar dessa ampla diferença que favorece Serra, o subjornalismo petista recorrerá à matemática para lamear a colocação tucana. Farão as mais improváveis manipulações numéricas – às custas das margens de erro — a fim de vender a imagem de Dilma Rousseff, como diria Marta Suplicy, dando um chapéu no Serra. Se é pra brincar com números, então vamos lá.

Vejamos uma comparação entre a última pesquisa CNT/Sensus, divulgada  no começo de fevereiro, com o atual levantamento do Ibope. Considerarei o cenário com Ciro Gomes.

CANDIDATOS

PESQ. CNT

PESQ. IBOPE

DIFERENÇA

José Serra (PSDB)

33%

36%

+3

Dilma Rousseff (PT)

27%

25%

-2

Ciro Gomes (PSB)

11%

11%

0

Marina Silva (PV)

6%

8%

+2

Brancos e nulos

10%

11%

+1

Não opinaram ou não sabem

9%

9%

0

E aí, como ficamos? Na comparação entre duas pesquisas realizadas no mesmo mês, Serra subiu 3 pontos percentuais e Dilma caiu 2. Levando-se isso em consideração, pro lado de quem a coisa está mais feia? E olha que estamos falando de duas candidaturas completamente diferentes. A de Serra, permanece uma incógnita. Já a de Dilma se utiliza da máquina pública e conta, diariamente, com discursos de endosso de um presidente com 80% de apoio popular.

Anúncios
LEITURA DA PESQUISA IBOPE QUE VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ NOS JORNAIS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s