A DIFERENÇA DE MÉTODOS

Quando um governo fundamenta sua política externa no princípio da razão, temos surpresas agradáveis, como é o caso da mediação feita pelos Estados Unidos no conflito entre a Argentina e as Ilhas Malvinas. Lê-se na BBC Brasil:

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse, nesta segunda-feira, que os EUA podem “encaminhar as negociações” e “estimular o diálogo” entre Argentina e Grã Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses).

“Esta é a forma correta de resolver os conflitos”, disse Hillary durante entrevista à imprensa, em Buenos Aires, ao lado da presidente argentina Cristina Kirchner.

A secretária disse ainda que “gostaria de ver os dois países conversando”, mas que os Estados Unidos não podem “obrigar” a realização deste diálogo.

As declarações de Hillary foram feitas após Cristina Kirchner ter pedido uma intervenção dos EUA diante da Grã-Bretanha para que se possa discutir sobre as Malvinas.

“Nós só queremos sentar para conversar, diálogo e isso não parece muito”, afirmou a presidente.

E o Brasil? Como se comportou no episódio? Ora, como sempre: recorreu à retórica contra us rícu em favorecimento dus póbri. E isso se deu naquele outro encontro de cúpula regional da América Latina mais o Caribe. Nossa diplomacia, sem exitar, logo tratou de encaminhar sua retórica pró-Argentina, solicitando que o controle das ilhas seja indiscutivelmente dado para o vizinho de continente.

Enquanto os Estados Unidos optam por uma diplomacia de fato – sem influências ideológicas –, nós nos recolhemos à ideologia mesquinha imiscuída pelas esquerdas raivosas.

Anúncios
A DIFERENÇA DE MÉTODOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s