CADÊ OS ARAUTOS DO APOCALIPSE?

A nova pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem traz mudanças nos cenários de intenções de voto que merecem ser destacadas. O primeiro levantamento, feito em abril, trouxe José Serra com 40% das intenções de voto, oito pontos percentuais à frente de Dilma Rousseff, que tinha 32%. No fim de maio, o mesmo instituto divulgou outra pesquisa, esta trazendo Serra e Dilma Rousseff empatados com 37%. Há, no entanto, um elemento que deve ser levado em consideração: em abril, Dilma ainda não estava tão presente na mídia. Foi começar a exposição da candidata nos meios de comunicação que sua fatia de votos começou a crescer.

Na pesquisa seguinte, feita no meio de junho, já se desenhava um cenário mais complicado para o tucano. Dilma já abocanhava 40% da preferência do eleitorado, enquanto Serra amargava 35%. Veja a tabela:

Candidato

Abril/2010

31/05 a 01/06

18/06 a 21/06

27/06 a 30/06

Serra (PSDB)

40%

37%

35%

39%

Dilma (PT)

32%

37%

40%

39%

Marina (PV)

9%

9%

9%

10%

O que mais chama a atenção tanto nos do Ibope não é o fato de o tucano ter se mantido praticamente estável entre a penúltima e última pesquisa, mas sim o desaparecimento da diferença de cinco pontos percentuais entre Serra e Dilma. E há ainda um dado ainda mais, digamos, curioso: Serra tinha 38% das intenções de voto em um hipotético 2º turno, contra 45% da petista. Na pesquisa atual, tanto o tucano como Dilma aparecem com 43%. Ou seja, Serra cresceu cinco pontos, e Dilma perdeu dois.

Lembram-se quando foi divulgada a pesquisa que trazia Serra e Dilma empatados com 37%? Não faltaram textos enterrando a candidatura tucana. Quando Dilma passou seu adversário, então, trataram de encomendar uma missa de sétimo dia para o PSDB. E tudo isso se viu na imprensa mesmo, no dito colunismo que se diz isento. Não levaram em consideração que os prós da campanha petista não são os mesmos de Serra.

Quem tem ao seu lado um presidente cujo índice de aprovação é de 76%?
Quem tem a seu favor um presidente que manda as leis às favas e faz campanha eleitoral antecipada na maior sem-cerimônia?
Quem desfruta de toda a estrutura do Ministério das Relações Exteriores – de forma ilegal, registre-se – e organiza viagens e encontros com presidentes europeus?
Quem dispõe da máquina pública federal investindo em propaganda oficial desenfreadamente, conforme revelou a Folha recentemente?

Pois é… Onde estão esses arautos do apocalipse agora? Mesmo sem favorecido pelos mesmos ou equivalentes fatores de Dilma, Serra continua trazendo alguns desapontamentos à campanha adversária – a certa parte da imprensa também, diga-se- de passagem.

Anúncios
CADÊ OS ARAUTOS DO APOCALIPSE?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s