E AGORA, MERCADANTE?

A criminalidade caiu no Estado de São Paulo no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso se dá depois de dois trimestres seguidos de altas insignificantes – na casa dos 2%, índice que qualquer analista o tem como não-tendência – no número de homicídios. O homicídio doloso teve queda de 10%, e o latrocínio de 22%. Esses números mantêm o estado paulista como um dos mais seguros do País. Mas o que foi que disse Aloizio no dia 9 deste mês? O candidato petista ao governo de São Paulo prometeu mudar tudo, inclusive os atuais programas paulistas na área de segurança, caso seja eleito. Isso mesmo: Mercadante acha que o atual sistema de segurança de São Paulo, que, repito, faz do estado um dos mais seguros do Brasil, é ineficiente. A segurança, disse ele, “é um dos principais problemas de São Paulo”.

Não sei se o que falta a Mercadante é informação ou zelo pela verdade . Vocês escolhem. O fato é que de 1997 a 2007, o índice de homicídios no Estado de São Paulo caiu 58,6%. Se o valente está insatisfeito com os métodos atuais adotados em São Paulo, poderia, sei lá, perguntar o que tem feito os aliados do PT no Maranhão, estado onde os homicídios cresceram 188,4% no mesmo período. Em 10 anos, São Paulo deixou de ser o 5º estado mais violento do País e passou a ser o 25º. Vale a pena dar uma olhada no Mapa da Violência. A tabela abaixo traz as taxas de homicídio a cada 100 mil habitantes por estado. Tabela Mapa da Violência 1997-2007

Em 2007, como se vê acima, SP tinha 15,0 de homicídios a cada 100 mil habitantes. Segundo os números mais recentes revelados hoje pela Folha de S.Paulo, esse índice caiu para 10,71, para uma população de 42.173.043 habitantes, o que configura, sim, uma tendência de queda expressiva.

Segundo a ONU, o Brasil registra cerca de 50 mil homicídios por ano. Se os índices de morte do País fossem iguais aos de São Paulo, em vez de 50 mil, seriam pouco mais de 20.500 mortes anualmente em todo o Brasil.

Pois é, Mercadante precisa explicar o porquê que segurança é um dos principais problemas de São Paulo. E não o fará, com certeza. Petista adora lançar anzol sem isca – e o pior: há quem seja fisgado.

Anúncios
E AGORA, MERCADANTE?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s