DEBATE FOLHA-REDETV! – SEM VENCEDORES, MAS COM VITÓRIA DE DILMA

O debate na noite de ontem na RedeTV! foi revelador em alguns pontos. Dilma Rousseff não disse se põe a mão no fogo por Erenice Guerra. Orientada por maqueteiros, preferiu tratar o caso como assunto exclusivo do filho da atual ministra da Casa Civil, Israel Guerra. “Não concordo, não vou aceitar que se julgue a minha pessoa baseado no que aconteceu com o filho de uma ex-assessora minha”, declarou a petista, ignorando a reportagem da revista Veja (leia posts abaixo) que relata o encontro de Erenice com os proprietários da MTA e lobistas em uma padaria em Brasília, ocasião na qual manifestou sua indignação pelo o atraso nos pagamentos da “taxa de sucesso”. Perguntada sobre os benefícios e malefícios do governo Lula, falou apenas das venturas. Os males? Deu de ombros, como se já vivêssemos na Nova Jerusalém.

Serra tentou faturar em cima de Dilma trazendo à discussão os escarcéus do governo, principalmente os vazamentos de dados ocorridos a partir da Receita Federal. Dilma escapou malufisticamente e reverteu a situação a seu favor, recorrendo à retórica de que a campanha de Serra a acusa sem provas. Num direito de resposta lhe concedido, Dilma afirmou que “o candidato adversário, ele (sic) assaca contra minha campanha, contra mim e contra o meu partido sistematicamente”. E disse mais: “o que ele quer é ganhar esta campanha no tapetão, porque não consegue convencer o povo brasileiro”. No auge de seu desempenho, afirmou: “não passarei para a história como a caluniadora desta campanha. É ele quem passará”. A tática já é conhecida: a vítima deve ser transformada em réu. Para isso, usou-se até o Presidente da República, não é mesmo? (leia o post Mandar as leis às favas virou um valor).

Independentemente de ter sido vigarista intelectualmente – chegando, novamente, a dizer que em 2009 ainda não havia candidatos e nem pré-candidatos (engraçado: por que Lula, então, levava sua pupila de norte a sul desde 2007? E desde 2009 já se sabia extra-oficialmente que Serra disputaria a Presidência da República. As maiores dúvidas giravam em torno da escolha do vice) -, Dilma mostrou-se eficiente no que se propôs a dizer. Serra, por sua vez, evidenciou a importância de José Dirceu na campanha de Dilma e enfatizou que foram petistas que quebraram o sigilo de sua filha e ligados aos PSDB. Corolário: Dilma sobe o tom, mostra-se mais firme, e Serra não muda de discurso.

Quando o assunto foi política internacional, Dilma negou que haja amizade e carinho com Ahmadinejad. Mentira deslavada! O que foi que Lula declarou durante um comício em Curitiba sobre o caso Sakineh? Vale a pena lembrar: “Já que minha candidata é uma mulher eu queria fazer um apelo a meu amigo Ahmadinejad, ao líder supremo do Irã e ao governo do Irã. Se vale a minha amizade e o carinho que eu tenho pelo presidente do Irã e pelo povo iraniano, se essa mulher está causando incômodo, nós a receberíamos no Brasil de bom grado”. E agora?

No quarto bloco, o tucano viu-se numa sinuca de bico. A jornalista Patrícia Zorzan perguntou a Serra por que ele usou a imagem de Lula em sua propaganda eleitoral, mesmo sabendo que o petista tem relações de amizade com Ahmadinejad e é o chefe do governo do qual discorda pelas suas atuações em diversos setores. O tucano teve um desempenho sofrível, claramente constrangedor. Tergiversou e não respondeu, à moda Dilma.

Não houve melhor no debate, houve, sim, beneficiado: Dilma! Esta foi a ocasião de enfrentamento público em que a petista mostrou-se mais segura, mais firme – fatores importantes para ganhar a confiança dos eleitores que ainda não definiram seu voto. Já Serra, bem, optou por ser morno, repetitivo, sem disposição para apontar as farsas de Dilma.

Assim, a quimera da oposição dá mais um passo para seu formidável enterro.

DEBATE FOLHA-REDETV! – SEM VENCEDORES, MAS COM VITÓRIA DE DILMA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s